Voltar aos Textos

Yoga Sukshma Vyayama: é um componente antigo do Yoga não conhecido da maioria das escolas de Yoga hoje no mundo. O Yoga Suksma foi desenvolvido, projetado e propagado originalmente pela Santidade Maharishi Karthikeyaji Maharaj do Himalaia. Ele teve grande bondade e compaixão para humanidade e ensinou ao Swami Dhirendra Brahmachari que em troca propagou isto para o mundo moderno, inclusive a família de Nehru. Dhirendha Brahmacharya escreveu 4 livros (Yoga Suksma Viayama, Yogasanas Vijñana, Yoga Suksma for Children e Pranayama), editou uma revista mensal (Yoga for Life and Living Magazine) e também muitos estudos científicos a respeito dos efeitos curativos das práticas yóguicas.Vivia em peregrinação cuidando dos 5 ashrams que o Maharishi deixou sob sua responsabilidade. e estabeleceu instituições em Delli.

O Yoga Sukshma Vyayama foi desenvolvido por Maharishi Kartikeya Maharaj com base nos aspectos ainda não compreendidos e misteriosos do Hatha Yoga como as Mudrãs e Bandhas. Embora a literatura do Hatha Yoga faça muitas referências à importância dos Bandhas e Mudrãs, muitos instrutores do Yoga moderno que ensinam Yoga na Índia e fora da India ignoraram este aspecto devido a ignorância neste assunto. Também é verdade que os Bandhas e Mudrãs são muito complexos e somente podem ser praticado por yogues avançados como é prescrito nos textos de yoga como o Hathayoga Pradipika, Siva Samhita e assim por diante.

A ciência do Yoga foi restringida apenas aos yogues renunciantes do mundo e que escolhessem viver na floresta ou nos Himalaias. Assim o Yoga foi ensinado e praticado somente por eles e entre eles. Mas recentemente alguns componentes menores, mais simples e mais fáceis do sistema do Yoga foram tirados do mistério e segredo para o benefício da sociedade moderna por Shri Dhirendra Brahmachari e vários outros peritos do Yoga. Assim, para ensinar às pessoas comuns e sociedade em geral, alguns aspectos do yoga e do Hatha Yoga foram simplificados.
O Yoga Sukshma Vyayamaa logo foi difundido pelo mundo. Sendo um sistema simples e ao mesmo tempo profundamente sensível, poderoso e científico, pode ser facilmente praticado até por crianças de 10 anos de idade e dele obter benefícios facilmente percebidos. Os benefícios são enormes que até mesmo sem praticar o resto dos aspectos de Yoga ou do Hatha como Asanas é possível obter benefícios extremamente tangíveis imediatamente.

O outro aspecto importante de Yoga Sukshma Vyayamaa é, que é o único sistema de exercícios no mundo onde, cada parte do corpo, incluindo os órgãos, músculos, articulações é levado em conta, e cada exercício particular é associado com um tipo específico de respiração e um ponto de concentração.

Assim, começando pelo topo da cabeça, nós cobrimos:
várias partes do cérebro,
os olhos, nariz, orelhas, e pescoço,
os ombros, braços e articulações dos cotovelos, punhos, mãos e dedos.
o tórax superior, tórax mediano e abdômen e tronco em todos os sentidos.
as coxas e nádegas, até mesmo o reto e ânus, a bexiga e genitais.
os joelhos, tornozelos, pés, músculos e articulações, dedos dos pés e finalmente o dedão do pé (hálus).

Assim, literalmente "do topo da cabeça ao dedão dos pés" é a cobertura total do corpo numa sucessão que é algo sem igual no mundo inteiro, no passado, presente e possivelmente o futuro também.

Assim o Yoga Sukshma Vyayamaa atinge o corpo sutil ou Sukshma Sarira. E não o corpo ou Sthula Shariram, há uma série de exercícios para o corpo - Sthula Vyayamaa que sucede Sukshma Vyayamaa. A tradição filosófica do Yoga diz que há três corpos relacionados as cinco Koshas para todo indivíduo:

- Sthula Shariram (corpo grosso): ou Annamaya-Kosha (bainha do alimento);

- Sukshma Shariram (corpo sutil): Pranamaya-Kosha (bainha do prana, importante porque nela se localizam os Chakras), Manomaya-Kosha (bainha da mente), Vigyanamaya-Kosha (bainha do intelecto);

- Karana Sariram (corpo causal): Anandamaya-Kosha (bainha da felicidade).


Assim, Sukshma Vyayamaa trata do segundo nível que é o corpo sutil ou o Pranamaya-Kosha dessa forma atua no prana, nas nadis e nos chakras que estão no corpo sutil.

As características principais ou componentes de Sukshma Vyayamaa são:
(1) respiração ; (2) ponto de concentração (3) exercício ou asana . Tomando diferentes tipos de fôlego: vezes pela boca mas principalmente pelo nariz e exalação sempre pelo nariz, com diferentes ritmos.

Benefícios : Os benefícios do Yoga Sukshma são sentidos imediatamente à prática e serão mais profundos e intensos após um mês de prática regular preferencialmente duas vezes por dia (manhâ e noite), ou pelo menos uma vez ao dia pela manhã, depois de um banho de água fria ou antes de um banho de água morna, antes de alimentar-se, usando roupa confortável e em lugar aberto.
O Yoga sukshma desenvolve níveis extraordinários de consciência, capacidades e faculdades nos vários aspectos da personalidade.
Para as pessoas doentes o Yoga Sukshma, por si só, e com a ajuda dos asanas, prãnãyãma e Kriyas, nele incluídos, é capaz de curar, previnir problemas e aumentar a força e vigor de todos os sistemas do corpo.
Sukshma Vyayama, desperta a Kundalini se executado corretamente por um período longo de tempo. Para o homem comum o Yoga Sukshma é usado para somente aquietar e acalmar a mente agitada, mas para o Yogue avançado algumas mudrãs como Shambhavi Mudrã e Shanmukhi Mudrã (exercício da orelha) e o Trataka (olhos) eram usados para entrar em estado de transe de meditação profunda.

Yoga Sukshma Vyayama

Home