Voltar aos Horários

Yoga III - Yoga Personalizado ou Dakshina Tantra Yoga

É sempre aplicado de forma personalizada e com acompanhamento permanente.

Quando o aluno já atingiu um certo equilíbrio e deseja avançar na prática, é necessário que ele tenha sua própria série e avance conforme suas capacidades.

Tenho visto que a orientação de asanas avançadas para um grande grupo, acaba fazendo com que os alunos avancem além do seus limites e acabem prejudicando suas articulações e a saúde.

O Dakshina Tantra Yoga tem como objetivo o equilíbrio da personalidade através da correta energização dos Chakras. Para se atingir este objetivo as características pessoais são observadas, e as práticas são prescritas através de fichas individuais construídas para cada pessoa. Na visão do Dakshina Tantra Yoga as diferentes personalidades são devidas à maior ou menor energização dos Chakras em três níveis de aprofundamento, dessa maneira o trabalho obrigatoriamente necessita ser diferenciado.
Saiba mais

Sequência de aula

Interiorização - Canto de Mantras
Assim como nas artes marciais se faz algumas reverências, no Yoga cantamos os Mantras para promover harmonia e preparar a mente e as condições externas para a prática do Yoga.

Mantras iniciais:

OM... OM... Om....

OM SAHA NAVAVATU
SAHA NAU BHUNAKTU
SAHAVIRYAM KARAVAVAHAI
TEJAS VINA VADHITAMASTU
MA VIDVISAVAHAI
OM SANTIH SANTIH SANTIH

HARI OM

“Om .Que a energia primordial nos proteja. Que ela nos nutra. Que possamos adquirir a capacidade para estudar e entender as escrituras. Que nosso estudo seja brilhante. Que não nos intimidemos uns com os outros. Que possamos crescer no discernimento. Paz,Paz,Paz.”

“Om. Que ele proteja a nós dois. Que ele nos faça apreciar a realidade. Que nós dois tenhamos muita energia. Que nosso estudo tenha muita luz. Que nós dois jamais nos desintendamos. Que haja Paz, Paz, Paz.”

HARI OM TAT SAT


Purificação dos sistemas

Kriyas
Exercícios de purificação do corpo físico e sutil com o objetivo de liberar o fluxo energético e para aumentar a energia(prana) que será direcionada pelos asanas.
Saiba mais

Avaliação e manobras para colocação do Kanda: (centro distribuidor de energia) com manipulações, massagens e asanas.

Preparação: Série específica, conforme avaliação anterior.

Série de desbloqueio: Série com o objetivo de liberar alguns bloqueios articulares (quadris, ombros, coluna)

Séries com objetivos específicos: melhorar a respiração : Prana Nigraha ou vinyasanas (séries dinâmicas com respiração, concentração...), para correção postural , ou ainda, séries para fortalecer os joelhos ou áreas específicas de grande flacidez.

Pavanas Muktasanas:
Série anti-reumática, série anti-gástrítica e energizante. Estas séries energizam mais intensamente os Chakras básicos propiciando maior consciência e facilidade em lidar com a materialidade do mundo, senso prático, realização e segurança (saiba mais)

Surya Namaskar:
(Saudação ao Sol) - seqüência de asanas executadas de forma dinâmica acompanhada de respiração. Energiza todos os Chakras, mais especificamente o Manipura Chakra, ajudando a lidar melhor com as emoções e expressar a personalidade. (saiba mais)

Parte principal;

Asanas:
Prescritas com o objetivo de energizar os chakras (saiba mais) e correção postural (conforme o que foi avaliado).
(Saiba mais)

Prãnãyãmas:
Exercícios respiratórios com o objetivo de direcionar o prana, prescrito conforme a série e objetivos observados na avaliação.

Meditação:
Nos Chakras, Prana Viksna, Dharana Yantra, Atma Vicara e Meditações Tântricas.
Saiba mais

Finalização - Mantras finais:

OM... OM... OM....

ASATO MA SADGAMAYA
TAMASO MA JYOTIRGAMAYA
MRTYORMA AMRTAM GAMAYA

SARVESAM SVASTIR BHAVATU
SARVESAM SANTIR BHAVATU
SARVESAM PURNAM BHAVATU
SARVESAM MANGALAM BHAVATU
LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTU

OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSTIVARDHANAM
URVARUKAMIVA BANDHANAM
MRTYOR MUKSIYA MAMRTAT

OM SANTIH SANTIH SANTIH
HARI OM

“Que se vá a não verdade e venha a verdade, que se vá a escuridão e venha a luz, que se vá a morte e venha a imortalidade.
Que todos sejam prósperos, que todos tenham paz, que todos tenham plenitude, que todos estejam bem. Que todos os seres sejam felizes!
Eu saúdo Shiva, que tem três olhos, que é pleno de doce fragrância, que ele nos liberte do ciclo de nascimentos e mortes da mesma forma fácil com que o pepino (ou melancia) maduro é separado do talo. Oh Senhor Shiva, Não nos deixe ir em caminho contrário à liberação!”
Paz paz paz

HARI OM TAT SAT ( tu és inexpressável beatitude, evoca a presença do divino no todo)

Uma vez ao mês a aula será de : “Yoga Suksma Viayama “
Yoga Suksma Viayama é uma prática do Dakshina Tantra Yoga desenvolvida nos Himalayas que trabalha a energização dos Chakras de cima para baixo, é realizada na posição em pé, com respirações intensas (pranãyamas ou kriyas), bandhas (contrações específicas) e mudrás (gestos de condução de energia).
Este trabalho é indicado para pessoas extrovertidas (com chakras superiores mais energizados) e para aqueles que já praticam Yoga há mais tempo.
Juntamente com o Yoga personalizado - Nível III, ajuda a aprofundar a energização dos Chakras para os níveis de botão e raiz.
Saiba mais.