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Yoga II - Hatha Yoga e Dakshina Tantra Yoga (algumas técnicas)

Consiste em aulas regulares e dirigidas.

A prática do Yoga precisa respeitar os seus limites e almeja lhe propiciar saúde até à velhice.

O professor que domina a técnica do Yoga não está preso à práticas rígidas estabelecidas por um professor distante, ele mesmo estabelece o trabalho no contato com o aluno, cuidando de sua saúde e avançado na prática para que este possa novamente conquistar a livre expressão de seu Ser e a tranqüilidade mental.

O aluno também precisa compreender que não é a execução de asanas difíceis (malabarismos) que vão promover o estado de equilíbrio tão desejado, o que realmente tem efeito é a atitude interna do praticante, é o sentir-se confortável. No Yoga não é aceitável a competitividade entre praticantes.

Objetivo:

Tem como objetivo melhorar a saúde em geral, descontrair, combater a ansiedade, irritabilidade, depressão, stress, corrigir a postura, tranqüilizar a mente, energizar, avançar em termos de flexibilidade, força e elasticidade muscular e promover o equilíbrio geral do corpo-mente.


Seqüência de aula:


Interiorização:

Canto de Mantras

Assim como nas artes marciais se faz algumas reverências, no Yoga cantamos os Mantras para promover harmonia e preparar a mente e as condições externas para a prática do Yoga.


Mantras iniciais:

OM... OM... Om....

OM SAHA NAVAVATU
SAHA NAU BHUNAKTU

SAHAVIRYAM KARAVAVAHAI
TEJAS VINA VADHITAMASTU

MA VIDVISAVAHAI
OM SANTIH SANTIH SANTIH

HARI OM

“Om .Que a energia primordial nos proteja. Que ela nos nutra. Que possamos adquirir a capacidade para estudar e entender as escrituras. Que nosso estudo seja brilhante. Que não nos intimidemos uns com os outros. Que possamos crescer no discernimento. Paz,Paz,Paz.”

“Om. Que ele proteja a nós dois. Que ele nos faça apreciar a realidade. Que nós dois tenhamos muita energia. Que nosso estudo tenha muita luz. Que nós dois jamais nos desintendamos. Que haja Paz, Paz, Paz.”

HARI OM TAT SAT


Kriyas:

Exercícios de purificação do corpo físico e sutil com o objetivo de liberar o fluxo energético e aumentar a energia (prana) que será direcionada pelos asanas.
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Preparação:

Pavanas Muktasanas: Série anti-reumática, série anti-gástrítica e energizante (saiba mais)
Surya Namaskar: (saudação ao Sol) - seqüência de asanas executadas de forma dinâmica acompanhada de respiração.
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Parte principal:

Asanas (posturas), com o objetivo de alongar e descontrair as áreas tensas, e Asanas com objetivo de fortalecer grupos musculares flácidos, visando equilibrar o tônus muscular e corrigir a postura, energizar os chakras, equilibrar os sistemas: respiratório, digestivo, de excreção, endócrino, circulatório e nervoso.
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Os Asanas são escolhidos conforme as necessidades do grupo focado com o objetivo de promover saúde e equilíbrio físico e psíquico.

Relaxamente ou Yoga Nidrã (1 vez por semana)
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Prãnãyãma:

Exercícios respiratórios para elevação e direcionamento do prana (energia vital), indicados conforme algumas tendências pessoais.


Mantras finais:

OM... OM... OM....

ASATO MA SADGAMAYA
TAMASO MA JYOTIRGAMAYA

MRTYORMA AMRTAM GAMAYA
SARVESAM SVASTIR BHAVATU

SARVESAM SANTIR BHAVATU
SARVESAM PURNAM BHAVATU

SARVESAM MANGALAM BHAVATU
LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTU

OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSTIVARDHANAM

URVARUKAMIVA BANDHANAM
MRTYOR MUKSIYA MAMRTAT

OM SANTIH SANTIH SANTIH
HARI OM


“Que se vá a não verdade e venha a verdade, que se vá a escuridão e venha a luz, que se vá a morte e venha a imortalidade.

Que todos sejam prósperos, que todos tenham paz, que todos tenham plenitude, que todos estejam bem. Que todos os seres sejam felizes!

Eu saúdo Shiva, que tem três olhos, que é pleno de doce fragrância, que ele nos liberte do ciclo de nascimentos e mortes da mesma forma fácil com que o pepino (ou melancia) maduro é separado do talo. Oh Senhor Shiva, Não nos deixe ir em caminho contrário à liberação!”


Paz paz paz

HARI OM TAT SAT (tu és inexpressável beatitude, evoca a presença do divino no todo)