Voltar aos Horários

Yoga I - Yogaterapia

Consiste em aulas regulares e dirigidas. A prática do Yoga precisa respeitar os seus limites e lhe propiciar saúde até a velhice. Esta prática é dedicada à pessoas com algum limite corporal como: idade, limites articulares e musculares, patologias da coluna, obesidade, hipertensão, fibromialgia e outras doenças que exigem uma atenção especial.

Seqüência de Aula

Canto de Mantras:
Assim como nas artes marciais se faz algumas reverências, no Yoga cantamos os Mantras para promover harmonia e preparar a mente e as condições externas para a prática do Yoga.

Mantras iniciais:

OM... OM... Om....
OM SAHA NAVAVATU
SAHA NAU BHUNAKTU
SAHAVIRYAM KARAVAVAHAI
TEJAS VINA VADHITAMASTU
MA VIDVISAVAHAI
OM SANTIH SANTIH SANTIH
HARI OM

“Om .Que a energia primordial nos proteja. Que ela nos nutra. Que possamos adquirir a capacidade para estudar e entender as escrituras. Que nosso estudo seja brilhante. Que não nos intimidemos uns com os outros. Que possamos crescer no discernimento. Paz,Paz,Paz.”

“Om. Que ele proteja a nós dois. Que ele nos faça apreciar a realidade. Que nós dois tenhamos muita energia. Que nosso estudo tenha muita luz. Que nós dois jamais nos desintendamos. Que haja Paz, Paz, Paz.”

HARI OM TAT SAT

Kriyas:
Exercícios de purificação do corpo físico e sutil com o objetivo de liberar o fluxo energético e para aumentar a energia(prana) que será direcionada pelos asanas.

Asanas:
Posturas com o objetivo de alongar e descontrair as áreas tensas e Asanas com objetivo de fortalecer grupos musculares flácidos.

Os Asanas são escolhidos conforme as necessidades do grupo focado com o objetivo de promover saúde e equilíbrio.

Relaxamento ou Yoga Nidrâ (1 vez por semana)

Pranayamas:
Exercícios respiratórios com o objetivo de direcionar o prana, indicados conforme as tendências pessoais.

Mantras finais:

OM... OM... OM....
ASATO MA SADGAMAYA
TAMASO MA JYOTIRGAMAYA
MRTYORMA AMRTAM GAMAYA
SARVESAM SVASTIR BHAVATU
SARVESAM SANTIR BHAVATU
SARVESAM PURNAM BHAVATU
SARVESAM MANGALAM BHAVATU
LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTU
OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSTIVARDHANAM
URVARUKAMIVA BANDHANAM
MRTYOR MUKSIYA MAMRTAT
OM SANTIH SANTIH SANTIH
HARI OM

“Que se vá a não verdade e venha a verdade, que se vá a escuridão e venha a luz, que se vá a morte e venha a imortalidade.

Que todos sejam prósperos, que todos tenham paz, que todos tenham plenitude, que todos estejam bem. Que todos os seres sejam felizes!

Eu saúdo Shiva, que tem três olhos, que é pleno de doce fragrância, que ele nos liberte do ciclo de nascimentos e mortes da mesma forma fácil com que o pepino (ou melancia) maduro é separado do talo. Oh Senhor Shiva, Não nos deixe ir em caminho contrário à liberação!”

Paz paz paz

HARI OM TAT SAT ( tu és inespressável beatitude, evoca a presença do divino no todo)

Objetivo:
O objetivo é terapêutico: combater o stress, ansiedade, depressão, hipertensão e aliviar dores ou sintomas de patologias articulares e da coluna. . .