Voltar aos Textos
O Mahabharatha é considerado o maior épico da humanidade, sendo oito vezes maior que Ilíada e Odisséia juntos. Conta mais de três mil anos de história da India e seus reinados. Consta que o último reinado relatado ocorreu cerca de 3102 a.C.

O Mahabharatha (maha=grande, bharatha= rei) é um épico que retrata os grandes reinados da India , as virtudes de um rei e o Dharma de um governante (dever de fazer o melhor pelo seu povo) e também a decadência desses valores quando o reinado foi roubado pelos próprios parentes. Depois de todas as tentativas fracassadas de recuperar o reinado, a guerra entre as famílias Pandavas e Kauravas acaba sendo a ultima opção para resgatar o Dharma na India. O décimo oitavo capítulo do Mahabharatha é a Bhagavadgitã.


A Bhagavadgitã

A Bhagavadgitã, o canto do senhor, ocorre no momento da guerra, quando Arjuna o grande guerreiro, antes da guerra, tomado pela emoção, se acovarda diante dos exercítos de Dhuriodhana onde estão presentes seus parentes, seu tio, todos os seus primos, seu avô Bhisma e seu mestre de armas. Neste momento Arjuna se questiona sobre os seu valores, sua busca e sobre o dharma, parece desistir de guerrear, mas seu mestre Krisna (avatar) está com ele e lhe dá o ensinamento que está buscando. Assim a Gitã é um livro que nos mostra que valores como o Dharma (dever) estão acima de nossos desejos pessoais e também que não existe por que temer já não somos este corpo e esta mente, não matamos ou morremos, somos sempre eternos. A Gitã traz os ensinamentos de Karma Yoga, Bhakti Yoga e Jnana Yoga e mostra que estes três caminhos são inseparáveis; mostra que a verdadeira renuncia não é externa (do mundo) mas interna (da ignorância, do ego, desejos...). A gitã não deve ser lida, mas escutada de um professor que tenha o conhecimento dos Vedas e das Upanishads, e que compreenda completamente seu conteúdo na forma em que foi ensinado por Shankara (visão não dualista de Deus ou Advaita Vedanta).
O estudo da Bhagavadgitã equipara-se ao estudo das 108 Upanishads.

Grupos de estudo de Vedata : Todas as sextas: 14h; 16h e 19:15
Profª Gloria Arieira (clic aquí)

Home